segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

GRANDES NOMES DO JAZZ II - Pet Metheny

Patrick Metheny (Patrick Bruce Metheny) (Kansas City, Missouri, 12 de agosto de 1954) é um guitarrista de jazz norte-americano.




Iniciando com o trompete já aos 8 anos de idade, Metheny trocou para a guitarra ao 12 anos. Aos 15 anos, já estava trabalhando com os melhores músicos de jazz do Kansas, adquirindo experiência em bandas já muito jovem. Seu primeiro sucesso na cena internacional do jazz foi em 1974. Com o lançamento de seu primeiro álbum, Bright Size Life (1975), segundo a crítica, ele reinventara "o som tradicional da guitarra jazz" para uma nova geração de guitarristas. Durante sua carreira, continuou a redefinir o genero utilizando novas tecnologias e trabalhando constantemente para refinar sua capacidade sonora e de improvisação no seu instrumento.

Planejando sua carreira com sabedoria, trabalhou primeiro com uma gravadora de grande prestígio na música moderna (ECM), depois em uma gravadora de inclinações pop (Geffen) e finalmente com a multi-nacional (Warner Bros). Flertou com o jazz-rock, com grande sucesso, e chegou mesmo a ter videoclipes exibidos na rede MTV. Segundo os críticos Richard Cook e Brian Morton, "Metheny tornou-se uma figura-chave na música instrumental dos últimos 20 anos".

Durante os anos, atuou com músicos tão diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Jim Hall, Milton Nascimento e David Bowie. Formou uma parceria de composição com o tecladista Lyle Mays por mais de vinte anos - uma parceria que foi comparada às de Lennon/McCartney e de Ellington/Strayhorn por críticos e por ouvintes igualmente. O trabalho de Metheny inclui composições para guitarra solo, instrumentos elétricos e acústicos, grandes orquestras, e peças para ballet, com passagens que variam do jazz moderno ao rock e ao clássico.


Metheny é um músico que estuda e escreve muito, está aberto a inúmeras influências, e principalmente toca e grava muito. Nesse processo, atira em várias direções, e é inegável que acaba produzindo alguns trabalhos de caráter mais comercial, ainda que agradáveis e perfeitamente bem executadas.
Durante anos, Metheny ganhou vários concursos como o "melhor guitarrista de jazz" e prêmios, incluindo discos de ouro para os álbuns Still Life (Talking), Letter from Home e Secret Story. Ganhou também quinze prêmios Grammy Awards sobre uma variedade de categorias diferentes incluindo "Best Rock Instrumental", "Best Contemporary Jazz Recording", "Best Jazz Instrumental Solo", "Best Instrumental Composition". O Pat Metheny Group ganhou sete Grammies consecutivos em sete álbums consecutivos.
Metheny dedica-se a maior parte de sua vida em turnes e viagens, e calcula uma média entre 120 à 240 viagens por ano desde 1974. Continua a ser uma das estrelas mais brilhantes da comunidade do jazz, dedicando tempo aos seus próprios projetos, a novos músicos e aos veteranos, ajudando-lhes a alcançar suas audiências tão como realizar suas próprias visões artísticas.

Discografia

Solo
Bright Size Life (1976)
New Chautauqua (1979)
The Falcon and the Snowman (Soundtrack) (1984)
Zero Tolerance for Silence (1992)
Passagio per il paradiso (Soundtrack) (1996)
A Map of the World (Soundtrack) (1999)
One Quiet Night (2003)


Pat Metheny Group
Pat Metheny Group (album)Pat Metheny Group (1978)
American Garage (1980)
Offramp (1982)
Travels (album)Travels (1983)
First Circle (album)First Circle (1984)
Still Life (Talking) (1987)
Letter from Home (1989)
The Road to You (1993)
We Live Here (1995)
Quartet (album)Quartet (1996)
Imaginary Day (1997)
Speaking of Now (2002)
The Way Up (2005)


Parcerias
I Can See Your House From Here (1994)
Metheny Mehldau (2006)
Metheny Mehldau Quartet (2007)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


OS 100 MAIS: Clube da Esquina (álbum) 1972

Clube da Esquina é o álbum do coletivo de músicos brasileiro conhecido como Clube da Esquina, liderado pelos cantores e compositores mineiros Milton Nascimento & Lô Borges, a quem o álbum foi creditado. O disco foi lançado em LP em 1972.


NUMERO 7

Obra
Em 1972, Milton e Lô gravaram o disco Clube da Esquina, que chamou a atenção pelas composições engajadas e a miscelânea de sons. A capa trazia a foto de dois meninos (um negro e um branco), na beira de uma estrada em Nova Friburgo.
O LP foi eleito em uma lista da versão brasilieira da revista Rolling Stone como o sétimo melhor disco brasileiro de todos os tempos.

Faixas
1 -Tudo que você podia ser (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Milton Nascimento
2 -Cais (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Milton Nascimento
3 -O trem azul (Lô Borges - Ronaldo Bastos) Interpretação: Lô Borges
4 -Saídas e Bandeiras nº 1 (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Beto Guedes / Milton Nascimento
5 -Nuvem cigana (Lô Borges - Ronaldo Bastos) Interpretação: Milton Nascimento
6 -Cravo e canela (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Lô Borges / Milton Nascimento
7-Dos cruces (Carmelo Larrea) Interpretação: Milton Nascimento
8 -Um girassol da cor de seu cabelo (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Lô Borges
9- San Vicente (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento
10-Estrelas (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Lô Borges
11 -Clube da Esquina nº 2 (Lô Borges - Milton Nascimento) Interpretação: Milton Nascimento
12 -Paisagem na janela (Lô Borges - Fernando Brant) Interpretação: Lô Borges
13 -Me deixa em paz (Ayrton Amorim - Monsueto) Interpretação: Alaíde Costa / Milton Nascimento
14 - Os povos (Márcio Borges - Milton Nascimento) Interpretação: Milton Nascimento'
15 -Saídas e Bandeiras nº 2 (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Beto Guedes / Milton Nascimento
16 -Um gôsto de Sol (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Milton Nascimento
17 -Pelo amor de Deus (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento
18 -Lilia (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento
19 -Trem de doido (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Lô Borges
20 -Nada será como antes (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Beto Guedes / Milton Nascimento
21 -Ao que vai nascer (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CARLOS MORENO: O Garoto BomBril

Carlos Alberto Bonetti Moreno é um ator brasileiro. Nacionalmente famoso por ter sido de 1978 a 2004 o garoto-propaganda da Bombril. Desde 1994, ele está presente no Guiness Book, o livro dos recordes, como o garoto-propaganda mais antigo do planeta. Em 2004, quando seu contrato terminou com a Bombril, Carlos Moreno tinha 337 comercias gravados com a empresa.
Sua imagem é associada com esta marca até os dias de hoje pelos consumidores. Fez parte do elenco do programa infantil Rá-Tim-Bum produzido pela TV Cultura em 1989.
Antes de se tornar conhecido, tinha se formado em arquitetura pela FAU (USP) e feito uma pós-graduação nos Estados Unidos. No entanto, nunca exerceu a profissão. Trabalhava como ator de teatro em São Paulo, no grupo teatral Pod Minoga e ganhava pouco, até ser revelado por Andrés Bukowiski, que estava procurando um ator para os comerciais de Washington Olivetto e Francesc Petit para a fabricante de palhas de aço, e gostou da interpretação de Moreno. Passou a ganhar um salário muito maior (sendo que relatou ter ficado assustado com a proposta de pagamento da agência) e tornou-se famoso nacionalmente. Entrou para o Guinness como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial.
Depois de ter sido "aposentado" pela Bombril em 2004, trabalhou um tempo como garoto-propaganda da Fininvest. Devido a perda de mercado no segmento de palhas de aço (para a concorrente Assolan), em 2007 Carlos Moreno voltou a aparecer nos comerciais da Bombril com o seu novo contrato por tempo indeterminado.

Mate sua saudade vendo alguns comerciais do BOMBRIL



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagens






"Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino. "
( Charles Reade )

Fotos: Lui Macedo