quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PELO DIA DO REPORTER FOTOGRAFICO

Por mais uma demonstracao de paixao pela fotografia, hoje posto uma homenagem ao Reporter Fotografico, conhecido popularmente como Fotojornalista.

O fotojornalismo é um ramo da Fotografia onde a informação clara e objetiva, através da imagem fotográfica, é imprescindível. Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo simples enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do fato. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como pelos portais na internet, o endosso da informação através da fotografia é uma constante.
Alguns gêneros de fotografia jornalística podem ser destacados: Fotografia social: Nesta categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia.

Fotografia esportiva: Nessa categoria, normalmente a quantidade de informações é mais importante e o que influi na sua publicação.

Fotografia cultural: Este tipo de fotografia costuma chamar a atenção para a notícia antes dela ser lida;

Fotografia policial: Categoria associada a imagens de combate, apreensão e ou repressão policial, crimes, mortes. Este tipo de fotografia, muitas vezes, recebe destaque na sua publicação, o que provoca as mais variadas reações diante dos fatos. A fotografia nos meios de comunicação é muito importante como uma fonte de informação. Atualmente, matérias ficam pobres sem a presença da fotografia.

Algumas fotos marcantes:







Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.