sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Rock no Brasil

Titas,Barao Vermelho,Paralamas do Sucesso e Legiao Urbana

O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.


Anos 90 : década de fusões e experimentações

O Grupo Nirvana representa bem as fusoes do rock nos anos 90

Anos 90: Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.

Dados do site: http://www.suapesquisa.com/rock/


Anos 80 : um pouco de tudo no rock

Michael Jackson: O rei do Pop anos 80

Anos 80: A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Dados do site: http://www.suapesquisa.com/rock/

O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock

Led Zeppelin, psicodelia do rock nos anos 70

Anos 70: Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

Dados do site: http://www.suapesquisa.com/rock/

A historia do Rock: O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão

Os Beatles, estouro nos anos 60

Anos 60: Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

Dados do site: http://www.suapesquisa.com/rock/

Passo a Passo - A historia do Rock

Elvis Presley, icone do rock nos anos 50


Ola amigos blogueiros, vamos acompanhar em breves textos um pouco da historia do Rock década a década? Então comecemos pelo ano onde tudo realmente inicou.

Anos 1950 : O primeiros passos e a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

Gessinger & Leindecker lançam Pouca Vogal.

Se existe uma fórmula sutilmente clara para seguir adiante com os sonhos, essa talvez envolva a coragem de respeitar o tempo de cada coisa.

Num mundo de atropelos, onde tudo parece possível, veloz é quem sabe respirar.

Pouca Vogal, duo formado por Humberto Gessinger e Duca Leindecker, parece isso, um respiro profundo de alívio por estar nitidamente onde se deveria, fazendo o que se gosta e sem nenhum resquício de ansiedade ou falsas expectativas.

Lançado no histórico 11 de setembro - de forma virtual (acesse o site), o novo projeto dos gaúchos conta com 8 canções divididas em composições em parceria e de cada um deles em separado.
Uma certa dose de acaso permeia este trabalho, e isso cria uma atmosfera simplista, onde as canções ganham força justamente por não estarem envoltas num possível excesso de instrumentos e arranjos.

Pelas quatro primeiras canções disponibilizadas no site, não se pode dizer que houve mudanças significativas no estilo de compor de cada um deles, os temas parecem ainda recorrentes, apesar do frescor das novas canções.

A simplicidade e a variação de instrumentos roubam a cena. Tem bumbo-leguero, midi-pedalboard, viola, violão, piano e harmônica, recheados por belos duos vocais.

Críticos e ouvintes desatentos podem cair facilmente na vala comum ao tentar achar que em termos de composição Pouca Vogal é o terceiro acústico* seguido do Engenheiros do Hawaii, ou o número 8** do Cidadão Quem.

O que se vê é um trabalho maduro, simples e em tons minimais, cantado e tocado com emoção por dois grandes músicos da cena pop nacional que resolveram juntar idéias e tocar algumas canções. Bela parceria.


*Gessinger lançou 2 acústicos seguidos com o Engenheiros do Hawaii nos últimos 4 anos.
** 7 é o nome do último disco do Cidadão Quem.
Materia publicada pelo "blog TRANSITORIAMENTE"

JINGLE


Jingle

Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. Música feita exclusivamente para um produto ou empresa.
Um jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas.
O primeiro jingle foi produzido em 1926, nos EUA, para um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal é "Para um café da manhã de campeões". O auge do jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, tabaco, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.
Hoje em dia, com o custo crescente das licenças de músicas já existentes, diversas empresas redescobrem o jingle feito especialmente para o produto como uma forma mais barata de produzir seus comerciais.exemplo: músicas para políticos, festas, datas comemorativas, supermercados,lojas shopping centers.
No Brasil, existem muitos estúdios que se dedicam a essa atividade. A construção de um jingle tem seu início na venda. Em reunião, a agência de propaganda coleta o máximo de informações a respeito do produto e encaminha um briefing ao responsável pela criação. Uma vez criado, o mesmo retorna ao cliente para apreciação e efetiva aprovação. Uma vez aprovado, dá-se início à produção com a escolha do arranjador, cantores e instrumentistas. Atualmente, o Brasil destaca-se pela criação de jingles.
Um dos jingles políticos mais lembrados é o Lula Lá, usado por Luiz Inácio Lula da Silva em 1989.
O springle surgiu há pouco tempo no meio publicitário. Ele nada mais é do que a junção do spot com o jingle, ou seja, tem partes cantadas e partes faladas.

Show de Fotos ANIMAIS










Som Gospel - J E R E M Y C A M P

Disco acustico de 2005, Maravilhoso album

Navegando por sites de musicas cheguei nesse artista GOSPEL, que faz uma som que pelo menos pra mim caiu perfeitamente bem. abaixo um 2 clipes dele pra voces conhecerem:







Vale a pena assistam e visitem o site!