sábado, 7 de fevereiro de 2009

Grandes Fotografos: Lee Miller (1907-1977)



A carreira iniciada na área de publicidade ganhou novos rumos a partir de 1929, quando a fotógrafa norte-americana se mudou para Paris. Considerada uma das mais belas mulheres de sua época, ela foi modelo, manequim, musa dos surrealistas, além de assistente e amante de Man Ray.
Foi ele que lhe ensinou o processo de solarização e a encorajou a assumir seu talento para a fotografia de uma vez por todas.
Excelente retratista, Lee Miller se notabilizou com imagens de personalidades de seu tempo, entre eles Marlene Dietrich e o amigo Pablo Picasso, que fotografou mais de mil vezes. Ainda nos anos 1930, ela abriu seu próprio estúdio em Nova York, casou-se com um rico empresário egípcio, mudou-se para o Cairo e fez ensaios sobre o deserto e as ruínas do Egito.





Em 1939, ao mesmo tempo em que eclodia a Segunda Guerra Mundial, Lee Miller foi viver no Reino Unido com seu segundo marido, o pintor inglês Roland Penrose.
Credenciada pelo Exército norte-americano para cobrir o confronto bélico na Europa, a fotógrafa fez impactantes ensaios sobre a guerra e esteve entre os primeiros repórteres a entrar nos campos de concentração de Buchenwald e Dachau.
Suas imagens sobre o horror foram publicadas na revistas Vogue americana. Embora tenha sido um exemplo de mulher moderna e emancipada, Lee Miller deixou a profissão aos 40 anos para se dedicar à família.

Fonte: http://grandesfotografos.folha.com.br/